Observatório da Convivência Escolar, criado em conjunto pela FNE (Federação Nacional da Educação), CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), ANDAEP (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho), Ordem dos Psicólogos Portugueses e o IAC (Instituto de Apoio à Criança), tem como objetivo monitorizar e melhorar a qualidade da convivência escolar em Portugal.

Este projeto proativo visa prevenir e conter a indisciplina, a violência e o bullying nas escolas. O Observatório analisa documentos e estudos relacionados com incidentes que afetam a convivência escolar, lança pesquisas sobre esses temas e identifica estruturas orientadas para o acompanhamento de conflitos em contexto escolar. Além disso, disponibiliza uma plataforma para relatos de incidentes, contribuindo para sugestões de políticas educativas. O objetivo é promover ambientes seguros e saudáveis, com tolerância zero em relação à indisciplina e à violência.

Resumo: Esta pesquisa analisa relações interpessoais e educativas entre docentes ealunos(as) imigrantes bolivianos(as), descendentes de bolivianos(as) e não bolivianos(as)em sala de aula, nas dependências de uma escola pública do Ensino Fundamental II, nomunicípio de São Paulo. Teve como objetivos verificar o cumprimento dos ParâmetrosCurriculares Nacionais, do Estatuto da Criança e do Adolescente, da DeclaraçãoUniversal sobre […]

Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 17, 2017, pp. 42-60 Da Indisciplina ao Clima de Escola: A Voz dos Alunos Autores: Este artigo aborda questões cruciais como a indisciplina, o bullying e a violência escolar, que continuam a desafiar as escolas na construção de soluções eficazes para promover a cidadania ativa, dialogante e relacional. Destaca-se […]