Todas as escolas têm como sua preocupação o desenvolvimento de boas práticas de convivência escolar, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para todos os membros da comunidade educativa.
No ano passado, foi constituído o Observatório da Convivência Escolar, orientado para a promoção de ambientes escolares saudáveis e seguros, sensibilizando para a importância da convivência escolar e advogando políticas que garantam um ambiente seguro e respeitoso para todos.
O Observatório da Convivência Escolar integra hoje a AFIET – Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho, a ANDAEP – Associação Nacional dos Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, a APF – Associação para o Planeamento da Família, a CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais, a FNE – Federação Nacional da Educação, o IAC – Instituto de Apoio à Criança, a MiudosSegurosNa.Net, a Ordem dos Assistentes Sociais e a Ordem dos Psicólogos.
As entidades que integram este Observatório consideram que a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todos os membros da comunidade educativa é hoje realizado em muitas escolas, através de formas muito diversas, nomeadamente a organização dos tempos e dos espaços escolares, a construção partilhada de normas de organização interna, debates, iniciativas desportivas e culturais, ações de entreajuda escolar, de voluntariado, de serviço aos outros e à comunidade,etc..
É nossa convicção que o conhecimento partilhado dessas experiências constitui uma fonte de informação extremamente valiosa.
Por esta razão, vimos convidar essa escola a partilhar connosco alguma ação ou iniciativa que já tenha sido realizada ou que esteja em curso dentro deste objetivo.
A forma de concretização desta partilha é de livre escolha de cada escola, podendo ser constituída por:
– uma breve apresentação em registo narrativo – até um máximo de 4000 carateres – e que identifique os respetivos fundamentos, a explanação da sua concretização e os objetivos pretendidos ou já alcançados:
– um vídeo, com a duração aproximada de dois minutos e que, da mesma forma, apresente as razões da ação ou da iniciativa, a sua concretização e os seus objetivos:
– um Pitch com o software que entenderem mais adequado, e de poster seguindo o modelo padrão.
Encorajamos-vos vivamente a partilharem as vossas experiências e boas práticas.
Estas contribuições serão uma inspiração valiosa e ajudarão a construir comunidades educativas mais harmoniosas e inclusivas.
Agradecemos desde já a vossa colaboração e empenho nesta iniciativa.
As Organizações que constituem o Observatório da Convivência Escolar
– Documento (versão .PDF)