É a conclusão que o Observatório da Convivência Escolar, um organismo da Federação Nacional de Educação, tira a partir de uma plataforma que monitoriza os casos de indisciplina
TSF: 26 maio 2025 às 09h32
É a conclusão que o Observatório da Convivência Escolar, um organismo da Federação Nacional de Educação, tira a partir de uma plataforma que monitoriza os casos de indisciplina

Pedro Correia (arquivo)
Joana Amarante
Os casos de indisciplina nas escolas portuguesas mantêm-se, mas a perceção por parte dos professores cresce de forma negativa, revelou esta segunda-feira o Observatório da Convivência Escolar, um organismo da Federação Nacional de Educação.
“Não têm diminuído, não podemos dizer que tem diminuído. Têm-se mantido naquilo que são números habituais”, disse João Dias da Silva, coordenador do Observatório da Convivência Escolar, em declarações à TSF. Há é um outro fator associado, revelou: “A perceção que as pessoas têm relativamente à indisciplina”.
“Estamos preocupados, porque esta perceção do número de atos de indisciplina é uma perceção negativa e que tem aumentado. Temos verificado que entre os professores, por exemplo, há uma perceção de que há uma indisciplina que dificulta a aprendizagem.”
fonte: TSF – https://www.tsf.pt/54828515/estamos-preocupados-percecao-do-numero-de-atos-de-indisciplina-nas-escolas-e-negativa-e-tem-aumentado/