Da Indisciplina ao Clima de Escola: A Voz dos Alunos

,

Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 17, 2017, pp. 42-60

Da Indisciplina ao Clima de Escola: A Voz dos Alunos

Autores:

  • Marisa Carvalho (Universidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Porto, Portugal)
  • Paula Alão (Agrupamento de Escolas de Frazão, Paços de Ferreira, Portugal)
  • Joaquim Magalhães (Agrupamento de Escolas de Frazão, Paços de Ferreira, Portugal)

Este artigo aborda questões cruciais como a indisciplina, o bullying e a violência escolar, que continuam a desafiar as escolas na construção de soluções eficazes para promover a cidadania ativa, dialogante e relacional. Destaca-se a importância da participação e envolvimento dos alunos nos processos de tomada de decisão e nas atividades escolares como fatores determinantes para a construção de um ambiente escolar positivo, democrático e inclusivo.