Da Indisciplina ao Clima de Escola: A Voz dos Alunos
Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 17, 2017, pp. 42-60
Da Indisciplina ao Clima de Escola: A Voz dos Alunos
Autores:
- Marisa Carvalho (Universidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Porto, Portugal)
- Paula Alão (Agrupamento de Escolas de Frazão, Paços de Ferreira, Portugal)
- Joaquim Magalhães (Agrupamento de Escolas de Frazão, Paços de Ferreira, Portugal)
Este artigo aborda questões cruciais como a indisciplina, o bullying e a violência escolar, que continuam a desafiar as escolas na construção de soluções eficazes para promover a cidadania ativa, dialogante e relacional. Destaca-se a importância da participação e envolvimento dos alunos nos processos de tomada de decisão e nas atividades escolares como fatores determinantes para a construção de um ambiente escolar positivo, democrático e inclusivo.